Boas Práticas para a Proteção da Água

A proteção das culturas de pragas e doenças sustenta a produtividade agrícola e permite uma utilização mais eficiente dos recursos naturais. A Indústria fitofarmacêutica disponibiliza soluções para a agricultura que, em combinação com as melhores práticas de gestão, apoiam o uso sustentável da água.

Empenhada na proteção e conservação da água, para além da introdução de soluções de proteção das culturas inovadoras, a indústria, através de alianças com parceiros, promove a formação e o conhecimento que assegura a qualidade da água e salvaguarda a eficiência da sua utilização.

O TOPPS water protection é um projeto multissetorial lançado na Europa em 2005 e implementado em Portugal pela Anipla em 2015. O projeto Topps, que significa Formar Operadores para Promover Procedimentos e Sustentabilidade, é um Projeto de formação e demonstração que visa zonas de paisagem agrícola vulneráveis.

Para o desenvolvimento do projeto, a Anipla tem como parceiros a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal e a CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal. Através da realização de ações de formação, demonstração e aconselhamento, pretendemos alertar os técnicos e agricultores para as boas práticas por forma a reduzir a contaminação da água pelos produtos fitofarmacêuticos (PF) provenientes tanto das fontes difusas como das fontes pontuais.

A formação teve inicio em 2016 mantêm-se em 2017. Durante este período, pretendemos formar 500 técnicos e agricultores por todo o país, dos quais 350 já participaram na formação, sendo que um dos locais privilegiados e equipados para o desenvolvimento das ações é a Smart farm, criada pela Anipla em conjunto com a companhia das lezírias.

Para apoiar de forma mais efetiva a formação e divulgação das boas práticas para o uso sustentável da água, a Anipla editou 3 folhetos com informação técnica e orientações específicas sobre a proteção da água e a otimização da utilização dos produtos fitofarmacêuticos.

A divulgação das boas práticas é continua e está disponível no site da  ANIPLA, no tópico TOPPS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *