18.6 C
Lisboa
16 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Portugal entre os 7 maiores produtores mundiais de azeite

azeite

Foram apurados os resultados globais da exportação de azeite em 2016, tendo sido alcançado o valor de 434 milhões de euros. Estes números foram apresentados no âmbito do Congresso Nacional do Azeite 2017, que decorreu em Valpaços, no passado dia 5 de Maio, e que reuniu todo o sector para debater temas como “azeite e saúde”, “sequestro de carbono no olival e pegada de carbono do azeite” e ainda a “denominações de origem e indicação geográfica do azeite”.

No discurso de abertura da sessão, o Secretário de Estado da Agricultura, Luís Silva, destacou o notável desempenho do sector em 2016 ao atingir um excedente da balança comercial no valor de 170 milhões de euros, com o aumento de 400% da produção de azeite e em 300% do volume de exportações.

Passámos de importadores líquidos, com um défice de 50 milhões de euros em 2008, para um excedente da balança comercial, o que é notável”, destacou o Secretário de Estado, revelando ainda surpresa por um sector que, tendo sido julgado sem futuro, ter demonstrado a possibilidade de se inverter a tendência de declínio e alcançar bons resultados “pela resiliência dos nossos olivicultores e empresários”.

Leia a notícia e o discurso completo, no site da Secretaria de Estado da Agricultura.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais