Sílvia Fagnani na Fito entrevista, Diretora Executiva do Sindiveg.

Esta semana entrevistamos Sílvia Fagnani, Diretora Executiva do Sindiveg, a associação brasileira para a defesa da indústria de proteção das plantas.

Fundado em 1941, o Sindiveg é composto por 37 empresas do setor e tem um papel de relevo no Brasil, na representação das suas associadas junto dos poderes públicos e da sociedade civil.

Sílvia Fagnani está na associação desde 2013, tendo assumido a direção em Julho de 2015. Com uma agenda preenchida na defesa de um sector mal compreendido, o seu mandato tem ficado marcado pela forte luta contra a contrafação de fitofármacos ilegais.

 

1. Na sua perspectiva, qual a importância que a agricultura tem na alimentação mundial?

A agricultura é essencial na alimentação mundial; sem ela não teríamos a produção de alimentos, energia, vestimentas, borracha, etc. Pequenos, médios e grandes produtores trabalham incansavelmente todos os dias para produzir alimentos com qualidade, variedade e quantidade suficiente para alimentar milhares de pessoas no mundo.

 

2. Considera que a população está ciente dos desafios da agricultura?

Não. Principalmente, a população urbana ainda precisa conhecer as dificuldades passadas pelo agricultor e também os benefícios e a presença do agronegócio no dia-a-dia.

 

3. Na sua perspectiva, quais os maiores mitos existentes, por parte do consumidor, sobre a agricultura moderna?

Muitos mitos são gerados por essa falta de conhecimento da população sobre o agronegócio. É importante esclarecer a população de que os alimentos seguros e saudáveis vêm das mãos do agricultor.

 

4. Quais são, na sua visão, os desafios ao setor agrícola para os próximos anos?

A produção sustentável sem desperdício de alimentos (segundo a FAO, 30% dos alimentos produzidos anualmente são desperdiçados) e uma melhor distribuição de alimentos produzidos.

 

5. Que medidas considera que deveriam ser tomadas pelo setor agrícola para aproximar o consumidor da agricultura moderna?

Campanhas de comunicação para apresentar o que é a agricultura, como são produzidos os alimentos, quais os elementos da produção e porque precisam de ser utilizados. A importância da agricultura para a produção de alimentos com qualidade, variedade e quantidade suficiente para alimentar populações do mundo inteiro. E que os alimentos convencionais são seguros para consumo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *