14.7 C
Lisbon
27 de January, 2020
Fito-Notícias

Portugal entre os 7 maiores produtores mundiais de azeite

azeite

Foram apurados os resultados globais da exportação de azeite em 2016, tendo sido alcançado o valor de 434 milhões de euros. Estes números foram apresentados no âmbito do Congresso Nacional do Azeite 2017, que decorreu em Valpaços, no passado dia 5 de Maio, e que reuniu todo o sector para debater temas como “azeite e saúde”, “sequestro de carbono no olival e pegada de carbono do azeite” e ainda a “denominações de origem e indicação geográfica do azeite”.

No discurso de abertura da sessão, o Secretário de Estado da Agricultura, Luís Silva, destacou o notável desempenho do sector em 2016 ao atingir um excedente da balança comercial no valor de 170 milhões de euros, com o aumento de 400% da produção de azeite e em 300% do volume de exportações.

Passámos de importadores líquidos, com um défice de 50 milhões de euros em 2008, para um excedente da balança comercial, o que é notável”, destacou o Secretário de Estado, revelando ainda surpresa por um sector que, tendo sido julgado sem futuro, ter demonstrado a possibilidade de se inverter a tendência de declínio e alcançar bons resultados “pela resiliência dos nossos olivicultores e empresários”.

Leia a notícia e o discurso completo, no site da Secretaria de Estado da Agricultura.

Posts relacionados

Azeite já representa 9% do valor da produção agrícola nacional

ANIPLA

Portugal será 3.º maior produtor mundial de azeite numa década

ANIPLA

Produção de maçã deverá ser a maior das últimas três décadas, segundo o INE

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais