17.5 C
Lisboa
19 de Abril, 2024
Fito-Factos

Sabia que 56% do azeite nacional está em risco?

azeite

O Estudo de Impacto incidiu sobre o potencial impacto da retirada de substâncias activas no rendimento dos produtores das seguintes fileiras: videira/vinho, oliveira/azeite, milho/grão, pereira/rocha e tomate/indústria.

O rendimento calculado ao nível agricultor (dados provisionais de 2015), destas fileiras no seu conjunto ascende a quase 1,5 mil milhões de euros, cerca de 40% do rendimento da produção vegetal nacional.

A produção nacional de azeite é, de forma muito elevada, impactada por estas medidas, com a possibilidade de redução do rendimento ao produtor em mais de metade, em média, e um impacto nacional de quase 170 milhões de euros. Mas também na qualidade, devido ao efeito conjugado ou individual quer do complexo de doenças quer da Mosca da Azeitona; e na produção, onde é previsível um impacto negativo quer relativo ao abandono, quer relativo ao desinvestimento na fileira.

Conheça o estudo.

#considereosfactos

Posts relacionados

Infografia Estudo ANIPLA

ANIPLA

Europa detém 12% da produção mundial de fruta e hortícolas.

ANIPLA

Sabia?

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais