13.9 C
Lisbon
27 de January, 2020
Fito-Notícias

Seca ameaça agricultura europeia

A seca que se tem sentido nos últimos meses preocupa os países na Europa. Os agricultores e as associações do sector têm apresentado elevada preocupação com as condições de seca contínua e o aumento das altas temperaturas que estão afetar culturas como o trigo, a azeitona e a amêndoa.

Em Portugal o assunto está na agenda do Ministério da Agricultura, dada a gravidade da situação. Recorde-se que no final de junho, 80% do território português estava em seca severa ou extrema, e a água nas albufeiras ao nível mais baixo desde 1995.

O tema esteve em agenda da reunião do Conselho de Ministros da União Europeia, realizada dia 18 de julho, onde foram apresentados os últimos dados e se procuraram apresentar possíveis medidas que permitam aliviar a tensão existente.

O mapa do Observatório Europeu para a Seca , do passado dia 10 de julho, permite ter a noção da gravidade da situação.

Os Governos de Portugal e Espanha prevêem medidas de apoio aos produtores agrícolas afetados, assim como outras ações de precaução, como o concurso público para financiar captações de água e equipamentos de transporte de água nos nove concelhos do Baixo Alentejo mais afetados pela situação.

Posts relacionados

Azeite já representa 9% do valor da produção agrícola nacional

ANIPLA

Portugal será 3.º maior produtor mundial de azeite numa década

ANIPLA

Produção de maçã deverá ser a maior das últimas três décadas, segundo o INE

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais