fitosíntese

Seca ameaça agricultura europeia

A seca que se tem sentido nos últimos meses preocupa os países na Europa. Os agricultores e as associações do sector têm apresentado elevada preocupação com as condições de seca contínua e o aumento das altas temperaturas que estão afetar culturas como o trigo, a azeitona e a amêndoa.

Em Portugal o assunto está na agenda do Ministério da Agricultura, dada a gravidade da situação. Recorde-se que no final de junho, 80% do território português estava em seca severa ou extrema, e a água nas albufeiras ao nível mais baixo desde 1995.

O tema esteve em agenda da reunião do Conselho de Ministros da União Europeia, realizada dia 18 de julho, onde foram apresentados os últimos dados e se procuraram apresentar possíveis medidas que permitam aliviar a tensão existente.

O mapa do Observatório Europeu para a Seca , do passado dia 10 de julho, permite ter a noção da gravidade da situação.

Os Governos de Portugal e Espanha prevêem medidas de apoio aos produtores agrícolas afetados, assim como outras ações de precaução, como o concurso público para financiar captações de água e equipamentos de transporte de água nos nove concelhos do Baixo Alentejo mais afetados pela situação.