18.7 C
Lisboa
19 de Abril, 2024
Fito-Tema

Indústria promove uso seguro e sustentável de produtos fitofarmacêuticos

Através da iniciativa Cultivar a Segurança são divulgadas as melhores práticas

O uso correto de produtos fitofarmacêuticos é determinante para garantir a segurança de todos os que diariamente recorrem a estas ferramentas para proteger as suas culturas. É com boas práticas que se reduz a exposição do aplicador a estes produtos, se aumenta a eficácia e se garante menor impacto ambiental. Quanto mais correta for a aplicação, melhores os resultados.

Para sensibilizar e informar os produtores, a indústria fitofarmacêutica europeia lançou o projeto Cultivar a Segurança (SUI – Safe and Sustainable Use Iniciative), que conta com o apoio da ECPA (European Crop Protection Association), organização da qual a Anipla é membro associado. A nível europeu, a Safe and Sustainable Use Initiative dá aos agricultores e técnicos orientação prática que os ajuda a beneficiar do conhecimento conjunto da indústria, autoridades locais e outros produtores. Trata-se de disseminar o uso responsável de fitofarmacêuticos para uma agricultura sustentável. As práticas diárias são essenciais para uma melhor gestão dos riscos e obtenção de resultados.

A iniciativa é desenvolvida em Portugal desde 2005 e reforça o compromisso da indústria no uso seguro e sustentável dos fitofármacos. São três os objetivos: divulgar as técnicas de aplicação mais inovadoras, reduzindo a exposição do agricultor; promover a utilização de equipamento de proteção individual e, finalmente, reduzir o impacto ambiental através da prática da tripla lavagem e destino correto das embalagens vazias dos produtos. Da leitura atenta dos rótulos, ao equipamento de proteção individual mais correto a usar antes e durante a aplicação, há regras fundamentais a ter em conta.

Contudo, para além de toda a divulgação de informação, é na Smart Farm que é possível ver de perto a aplicação das melhores técnicas. Em conjunto com a Companhia das Lezírias, a Anipla criou um espaço de demonstração das mais recentes tecnologias para uma utilização segurados produtos fitofarmacêuticos, local de referência na formação, promoção e divulgação.

Posts relacionados

16 de Outubro | Dia Mundial da Alimentação

ANIPLA

Olivier de Matos | Entrevista à EUROACTIV 2023

ANIPLA

A chegada do verão e os desafios para o setor agrícola: o que podemos aprender com a Smart Farm Virtual?

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais