16.2 C
Lisboa
20 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Seca prolongada pode levar agricultores a mudar culturas

A situação de seca prolongada poderá levar a uma mudança no tipo de culturas produzidas pelos agricultores. A Agência Portuguesa do Ambiente já está a aconselhar os agricultores e produtores pecuários a antecipar o volume de água de que vão precisar para que a gestão das reservas existentes seja mais eficaz.

Para breve, está prevista uma campanha de sensibilização para um melhor uso deste recurso escasso.

De acordo com as previsões agrícolas do INE, tendo em conta as temperaturas elevadas e os baixos teores de humidade do solo, haverá uma queda generalizada na produção de cereais de outono/inverno, na ordem dos 20% em comparação com o ano passado. Pelo contrário, no tomate para a indústria as perspectivas são de uma boa campanha, com ganhos de produtividade de 94 hectares por hectare (mais 15% face a 2016), indica o Instituto Nacional de Estatística.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais