18 de Abril, 2024
Fito-Tema

Decisão sobre uso de glifosato de novo adiada

A falta de consenso em Bruxelas sobre o glifosato levou a um novo adiamento sobre a decisão de renovar a licença para a utilização deste herbicida na atividade agrícola. Desde 1974 que o glifosato é utilizado, tendo sido alvo de mais de 3300 estudos científicos que atestaram a sua segurança.

A proposta de renovar a licença por mais cinco anos teve a aprovação de 14 países, o chumbo de nove e mereceu a abstenção de cinco Estados-membros, incluindo de Portugal. A falta de maioria qualificada fez com o tema transitasse para o comité de recurso da Comissão Europeia; a decisão final foi adiada para esta semana.

A licença de utilização do glifosato termina a 15 de dezembro e o eventual chumbo da renovação da licença colocaria em risco a produção alimentar, sendo um “sério revés para a economia portuguesa”, como defende a Anipla. Não há, atualmente, qualquer substituto direto desta substância que, se aplicada de acordo com as recomendações, não apresenta riscos para o utilizador e para o consumidor.

A Agência para a investigação do Cancro, da Organização Mundial de Saúde, declarou em Março de 2015 que era provável existir risco cancerígeno em caso de exposição ao produto, mas uma investigação da Reuters veio, agora revelar que a agência ignorou evidência científica que indicava que o produto era “não cancerígeno”. A agência noticiosa revela que foram feitas alterações significativas entre o draft e a versão final do relatório. A conclusão tornada pública contradiz a versão inicial de que este fitofármaco não provocaria cancro.

Posts relacionados

16 de Outubro | Dia Mundial da Alimentação

ANIPLA

Olivier de Matos | Entrevista à EUROACTIV 2023

ANIPLA

A chegada do verão e os desafios para o setor agrícola: o que podemos aprender com a Smart Farm Virtual?

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais