15.1 C
Lisboa
25 de Abril, 2024
Fito-Tema

A produtividade Agrícola e a Promoção da Biodiversidade.

Os principais defensores da biodiversidade são os agricultores. O equilíbrio entre a proteção do ambiente e a rentabilidade das culturas é o caminho para a sustentabilidade.

Na sua atividade, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas pelos agricultores para combater os inimigos das culturas de forma eficaz, otimizando os resultados da utilização de produtos fitofarmacêuticos e promovendo a biodiversidade.

Como bom exemplo dessas estratégias, apresentamos a estação biodiversidade na Smart Farm. Estação que tem dado frutos, nomeadamente com a demonstração da cultura de cobertura, tanto nas entrelinhas da vinha, como nas margens do terreno. Estas estruturas têm, como se sabe, características melhoradoras do solo, tais como a fixação simbiótica de azoto, o sequestro de carbono no solo e a capacidade de retenção de água.

 

Evolução da cultura de cobertura na vinha: [1] Sementeira; [2] Germinação.

Para além destas características, destacam-se outras, de não menos importância, como a proteção do meio hídrico em volta da exploração, uma vez que a capacidade de retenção de água faz com que os produtos fitofarmacêuticos sejam confinados à parcela onde foram aplicados, evitando o seu arrastamento para as águas superficiais na envolvente da exploração, fenómeno que ocorre, sobretudo, devido ao escorrimento superficial da água da chuva.

 

[1] Margem do terreno e [2] zona de entrelinhas, mantidas após o corte da cultura de cobertura.

A promoção da biodiversidade, em particular da fauna local e dos insetos auxiliares, entre eles os polinizadores, é também um objetivo deste tipo de técnicas. Ao conservar as margens de terreno, sem efetuar o corte das plantas, providencia-se habitat para as espécies de insetos polinizadores que são benéficas para a cultura e para o ecossistema envolvente à exploração agrícola.

“Visita” de um polinizador na época de floração da cultura de cobertura.

Em colaboração com a Fertiprado, foi possível montar um sistema de demonstração de culturas de cobertura que visa elucidar o público e os agricultores para as vantagens destes sistemas vivos. Venha conhecer melhor este espaço na Smart Farm.

Inscrições: smartfarm@anipla.com

Posts relacionados

16 de Outubro | Dia Mundial da Alimentação

ANIPLA

Olivier de Matos | Entrevista à EUROACTIV 2023

ANIPLA

A chegada do verão e os desafios para o setor agrícola: o que podemos aprender com a Smart Farm Virtual?

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais