14.8 C
Lisboa
23 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Agroalimentar já exporta 6,6 mil milhões de euros.

Em 2017 a taxa de crescimento dos produtos portugueses nos mercados externos chegou aos 8%.

O setor agroalimentar continua a dar cartas nos mercados internacionais, com as exportações a crescer 8% em 2017, para os 6,6 mil milhões de euros.

Segundo os dados avançados pela Secretaria de Estado da Agricultura, o défice da balança comercial situa-se nos 3000 milhões de euros, mas tem vindo a reduzir-se “ao longo das últimas décadas”.

Um dos exemplos citados é o do azeite. Há dez anos este setor era deficitário, mas em 2017 o país registou um saldo positivo de 150 milhões de euros. Também nas frutas o défice foi reduzido em 400 milhões de euros na última década. A par da dinâmica própria da produção, a abertura de novos mercados tem sido também um dos motivos para este aumento nas exportações. Recentemente o mercado do México passou a permitir a entrada de pera rocha. A Índia também já permite a entrada de maçãs e peras produzidas em Portugal, embora esta decisão ainda aguarde publicação oficial pela World Trade Organization para entrar em vigor.

 

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais