8 C
Lisbon
24 de January, 2020
Fito-Notícias

Agroalimentar já exporta 6,6 mil milhões de euros.

Em 2017 a taxa de crescimento dos produtos portugueses nos mercados externos chegou aos 8%.

O setor agroalimentar continua a dar cartas nos mercados internacionais, com as exportações a crescer 8% em 2017, para os 6,6 mil milhões de euros.

Segundo os dados avançados pela Secretaria de Estado da Agricultura, o défice da balança comercial situa-se nos 3000 milhões de euros, mas tem vindo a reduzir-se “ao longo das últimas décadas”.

Um dos exemplos citados é o do azeite. Há dez anos este setor era deficitário, mas em 2017 o país registou um saldo positivo de 150 milhões de euros. Também nas frutas o défice foi reduzido em 400 milhões de euros na última década. A par da dinâmica própria da produção, a abertura de novos mercados tem sido também um dos motivos para este aumento nas exportações. Recentemente o mercado do México passou a permitir a entrada de pera rocha. A Índia também já permite a entrada de maçãs e peras produzidas em Portugal, embora esta decisão ainda aguarde publicação oficial pela World Trade Organization para entrar em vigor.

 

Posts relacionados

Azeite já representa 9% do valor da produção agrícola nacional

ANIPLA

Portugal será 3.º maior produtor mundial de azeite numa década

ANIPLA

Produção de maçã deverá ser a maior das últimas três décadas, segundo o INE

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais