18.1 C
Lisboa
24 de Abril, 2024
Fito-Tema

A agricultura familiar e a proteção da biodiversidade

Quando um negócio passa de geração em geração, preservá-lo ganha toda uma outra importância. No caso da agricultura, produzir de forma sustentável e preservar a biodiversidade do solo é também garantir que um dos ativos mais preciosos para o agricultor se mantém saudável e em produção para as gerações futuras.

A FAO (a agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) tem vindo a sublinhar que erradicar a pobreza e atingir a sustentabilidade ambiental dependerá “criticamente da agricultura familiar”. Os agricultores familiares “gerem sistemas agrícolas diversificados e preservam produtos alimentares tradicionais, contribuindo não só para uma alimentação equilibrada, como também para a salvaguarda da agro-biodiversidade do mundo”, sustenta.

Estima-se que em Portugal existem 284 mil explorações que podem ser qualificadas como familiares. Representam 93% do número total de explorações e 49% da superfície agrícola útil do país. Geram 82% do trabalho total da agricultura. Na União Europeia, das 12,2 milhões de explorações agrícolas, 96,9% são familiares (dados de 2010). No mundo haverá mais de 500 milhões.

Independentemente da sua dimensão, dotar os agricultores familiares de ferramentas e informação é, assim, vital para a manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade dos solos.

Posts relacionados

16 de Outubro | Dia Mundial da Alimentação

ANIPLA

Olivier de Matos | Entrevista à EUROACTIV 2023

ANIPLA

A chegada do verão e os desafios para o setor agrícola: o que podemos aprender com a Smart Farm Virtual?

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais