10.3 C
Lisboa
29 de Março, 2024
Fito-Notícias

Exportações agroalimentares da UE aumentam 3,7%

Os valores do comércio agroalimentar da União Europeia (UE) diminuíram em abril, relativamente a março, para 11,1 mil milhões de euros em exportações e 9,6 mil milhões de euros em importações, em linha com um padrão sazonal, refere o relatório mensal de comércio publicado pela Comissão Europeia.

No entanto, as exportações aumentaram 3,7% em abril, face ao mesmo mês do ano passado. Os valores mensais das importações, por outro lado, diminuíram 2% em relação a abril de 2017, facto que elevou o superavit comercial mensal agroalimentar para 1,5 mil milhões de euros ou um aumento de 66% em relação a abril de 2017.

Por setor, o maior crescimento das exportações foi conseguido pelos couros e peles em bruto (93 milhões de euros), seguido pelo vinho (90 milhões de euros), bebidas espirituosas (62 milhões de euros) e açúcar (47 milhões de euros). As exportações de frutas caíram 30 milhões.

Já o valor das importações agroalimentares da UE em abril de 2018, relativamente a abril de 2017, aumentou principalmente para os produtos provenientes da Costa do Marfim (50 milhões de euros), Chile (42 milhões de euros) e Tunísia (37 milhões de euros).

Quedas significativas foram registadas nas importações de bagaço de oleaginosas, café não torrado, açúcar e óleo de palma, enquanto as importações de frutas tropicais, tabaco em rama, frutas não tropicais e carne bovina apresentaram os maiores aumentos em termos de valor.

Ver mais informações aqui.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais