16.2 C
Lisboa
19 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Cereais a crescer, vinha e pomares atrasados.

Lá diz o ditado que o ideal é querer “sol na eira e chuva no nabal”. Ora bem, houve chuva suficiente para fazer a produção de cereais aumentar, mas demasiada para atrasar a vinha e o pomar. Quem o revela é o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que estima que a produção global de cereais de outono/inverno cresceu 8% face a 2017, atingindo as 209 mil toneladas, graças às condições climatéricas favoráveis, ou seja, pela ocorrência de precipitação em fases decisivas da produção (após a adubação de cobertura e no enchimento do grão).

De acordo com o mesmo boletim, perspetiva-se um aumento da área de milho para grão (+5%), que deverá fixar-se nos 90 mil hectares, valor que não acontecia desde 2015.

Já quanto à cultura do tomate para a indústria prevê-se a manutenção do rendimento unitário da campanha passada devido a um aumento da pressão das doenças criptogâmicas, nomeadamente do míldio, situação para a qual muitos associados da ANIPLA têm sido chamados a ajudar no seu combate.

A vinha também sofreu ao enfrentar um inverno seco e uma primavera chuvosa, que levou ao surgimento de desavinho (abortamento das flores, ficando o cacho com poucos bagos) e bagoinha (formação de cachos com bagos pequenos e/ou com bagos normais, mas sem grainha). Além disso, surgiram fortes ataques de míldio, oídio e podridão cinzenta de difícil controlo. Resultado: prevê-se que a produtividade decresça 5%, globalmente, segundo aponta o INE, advertindo que, na maioria das regiões vitivinícolas, verificam-se graus de maturação muito distintos, sendo que o ciclo da videira está atrasado entre duas a três semanas.

Esta situação é semelhante à vivida pelos pomares. Na maçã e na pera, as previsões são para reduções do rendimento unitário (-5% e -10%, respetivamente), com bastante heterogeneidade na carga de frutos dos pomares, aponta o mesmo organismo. No pêssego estima-se um aumento da produtividade de 5%, enquanto na amêndoa as previsões apontam para uma diminuição de 20% face à campanha anterior, resultado de dificuldades na fase da floração/vingamento do fruto.

O arroz, cujas sementeiras foram tardias (prolongando-se até final de junho) a previsão é de que a produtividade deverá ser igual à do ano anterior (6,2 toneladas por hectare). Já a produção da batata de regadio deverá andar nas 21 toneladas por hectare, ou seja, 10% baixo das registadas em 2017.

O INE adverte que estes resultados ainda não integram potenciais impactos decorrentes da vaga de calor que atingiu o país no início de agosto, bem como eventuais consequências do incêndio de Monchique.

Para mais informações, consulte aqui.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais