19.5 C
Lisboa
19 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Portugal lidera na exportação de vinho

A vinha portuguesa está de parabéns. Razão? A exportação de 778 milhões de euros em vinho em 2017, fazendo com que Portugal confirme, mais uma vez, ser um dos países que mais vinho produz e exporta.

De acordo com o Eurostat, os grandes produtores de vinho estão em Espanha, Itália e França, seguidos de Portugal, Alemanha e Hungria. Já França, Reino Unido, EUA e Alemanha são os principais clientes de Portugal, segundo a mesma fonte.

Relativamente a valores, as exportações de vinho na União Europeia (UE) atingiram 21,9 mil milhões de euros em 2017, sendo que 9,1 mil milhões de euros (41%) estiveram a cargo dos produtores franceses. Segue-se a Itália, com 6 mil milhões de euros (27%) e a Espanha, com 2,9 mil milhões de euros (13%). Portugal surge em quinto lugar com 777,9 milhões de euros em exportações, num total de quase três milhões de hectolitros.

Do lado das importações, o Eurostat refere que Portugal importou 136 milhões de euros de vinho de outros Estados-membros e apenas um milhão de euros de vinho de origem exterior à UE.

Já em relação às exportações de vinhos nacionais para 2018, estima-se que passem a barreira histórica dos 800 milhões de euros, de acordo com Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, ao Jornal Económico.

Isto apesar de as previsões apontarem para uma colheita total deste ano de 5,3 milhões de hectolitros, menos 22% do que a produção da campanha de 2017. As razões são climatéricas: uma primavera chuvosa, que permitiu o desenvolvimento das doenças da vinha, como o míldio e o oídio, mas também a onda de calor de agosto.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais