14 C
Lisboa
25 de Abril, 2024
Fito-Entrevista

Margarida Santos | Médica e co-autora do The Lifestyle Plan.

Em entrevista ao blog Fitosintese, Margarida Santos, médica e uma das autoras do blog The Lifestyle Plan , expõe alguns mitos e verdades sobre a alimentação e como explicá-los da melhor forma. A Entrevista tem por objetivo ajudar-nos a esclarecer algumas dúvidas sobre temas generalizados, onde a opinião médica vs opinião pública deve ser tida em conta.

 

1. MITO ou VERDADE: Os aditivos alimentares podem estar a deixar-nos intoxicadas?

Mito. Há uma vasta quantidade de aditivos, desde o sal (conservante) a corantes feitos a partir de bichos. É difícil generalizar todos têm o mesmo impacto na saúde, mas atualmente sabemos que na Europa, todos os aditivos alimentares são alvo de grande regulamentação, pelo que se estão presentes em alimentos vendidos em grandes superfícies, à partida são seguros e não nos vão deixar intoxicados. Apesar disto, também é verdade que alguns destes aditivos são novos e não se sabe bem qual será o seu impacto a longo prazo. Daí a importância de fazermos uma alimentação variada, que não se baseia apenas em alimentos processados.

 

2. MITO ou VERDADE: Antigamente comíamos melhor?

Depende. Antigamente o acesso à variedade de alimentos que temos atualmente não existia. Por outro lado, a quantidade de alimentos hiperprocessados era muito menor. Acho que hoje em dia nos países ocidentalizados temos a sorte de ter acesso a uma grande variedade de comida de alta qualidade, mas também temos de a saber usar.

 

3. MITO ou VERDADE: O que é biológico é mais saudável?

Nem sempre. Muitas vezes achamos que por dizer biológico no rótulo é obrigatoriamente mais saudável, mas a verdade é que um alimento hiperprocessado, com gordura e açúcar adicionado, não deixa de o ser só por ser biológico. Mais do que isso, devemos olhar para o rótulos e informação nutricional para saber avaliar de forma correcta o valor nutricional de um alimento. No que toca a frutas e vegetais a verdade é que a evidência não é clara, e que apesar de em alguns alimentos o teor de micronutrientes parecer ligeiramente mais alto, não há uma diferença muito significativa.

 

4. MITO ou VERDADE: Os alimentos têm o poder de curar?

Nenhum alimento por si só cura uma doença. A nossa saúde é influenciada por vários comportamentos, incluindo a alimentação, a atividade física, a gestão de stress e o sono. Os alimentos que escolhemos comer de forma diária e rotineira podem de facto ter impacto no nosso estado de saúde, mas isso não significa que se não tivermos atenção aos outros aspectos eles sejam capazes de nos “salvar”.

Posts relacionados

Entrevista a Cátia Pinto, Responsável Smart Farm Colab

ANIPLA

Smart Farm Virtual retrata a “agricultura moderna de referência” que já se pratica em Portugal e na Europa

ANIPLA

ANIPLA Entrevista | António de Sousa, Presidente da Companhia das Lezírias

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais