16.5 C
Lisboa
22 de Novembro, 2024
Fito-Entrevista

Joaquim Pedro Torres: Desafios para a alimentação e agricultura mundiais

A percepção sobre os desafios para a alimentação e agricultura mundiais, dentro e fora do sector.

Esta semana falámos com Joaquim Pedro Torres, agricultor, Diretor-geral da Valinveste e Agroglobal.

Para aquele que é um dos principais produtores de milho em Portugal a alimentação na europa é totalmente segura, com um nível de controlo muito elevado.

Segundo o mesmo, o controlo é por vezes excessivo, prejudicando a produção nacional, mas não protegendo os consumidores – uma vez que os agricultores deixam de poder utilizar algumas substâncias químicas para a protecção das culturas, prejudicando a produtividade, mas alguns alimentos de fornecedores estrangeiros entram no nosso mercado tendo sido produzidos utilizando estas mesmas substâncias.

Numa conversa breve, no âmbito dos simpósios da Anipla, Joaquim Pedro Torres comentava assuntos relacionados com a agricultura moderna. Para a questão sobre se seria possível produzir sem o recurso aos produtos fitofarmacêuticos, o produtor foi claro quando afirmou que as exigências actuais dos consumidores “não permitiriam um retrocesso tão grande”.

Veja aqui o vídeo com o resumo da conversa.

Posts relacionados

Entrevista a Cátia Pinto, Responsável Smart Farm Colab

ANIPLA

Smart Farm Virtual retrata a “agricultura moderna de referência” que já se pratica em Portugal e na Europa

ANIPLA

ANIPLA Entrevista | António de Sousa, Presidente da Companhia das Lezírias

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais