Abelhas, borboletas e morcegos: polinizadores fundamentais.

Disseminação de boas práticas agrícolas é essencial para a preservação da biodiversidade

São essenciais para a produção alimentar e têm um impacto crucial no ambiente. Abelhas, borboletas, pássaros, morcegos e outros polinizadores são peças fundamentais no complexo sistema de produção agrícola e a FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação, ainda recentemente veio sublinhar a importância vital que, nomeadamente, as abelhas têm para “os sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis”. A organização sublinha que mais de 75% das culturas destinadas à alimentação humana dependem, em certa medida, das abelhas.

Estes animais ajudam a manter a biodiversidade de que depende também a agricultura. E a disseminação de boas práticas na produção é essencial para que todas as ferramentas ao alcance dos produtores sejam utilizadas de forma segura e adequada. Quanto mais eficaz e correta for a gestão dos recursos disponíveis, maior será a preservação do meio ambiente e de todos os atores que contribuem para que tenhamos, todos os dias, alimentos seguros e disponíveis.

O projeto Cultivar a Segurança (Safe and Sustainable Use Iniciative), lançado pela indústria fitofarmacêutica europeia, dá um importante contributo nesta matéria ao promover boas práticas que diminuem o impacto ambiental. Por cá, este protejo – que tem o apoio da ECPA, European Crop Protection Association – está a ser implementado pela Anipla desde 2005 e abrange todo o território de Portugal Continental.

Conheça o projeto Cultivar a Segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *