“Melhor Alentejo” regressa para debater novas estratégias de desenvolvimento da região

Debater as questões que realmente importam para o desenvolvimento integrado do Alentejo é a missão do 2.º Congresso “Melhor Alentejo”, marcado para o dia 19 de setembro, no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre.
Organizado pelo Movimento de Cidadania Melhor Alentejo, o evento conta com convidados institucionais de relevo como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas dos Santos; o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques e o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

O congresso terá também convidados que irão partilhar a sua experiência e conhecimento sobre o Alentejo no debate de temas como o desenvolvimento de infraestruturas rodoviárias na região, a criação de um plano para a gestão da água e o aumento populacional.

Para debater o tema da desertificação humana no Alentejo são chamadas duas especialistas da Universidade de Coimbra e da Universidade de Évora para apresentar os indicadores demográficos atuais e tendências futuras do problema.

Já as ideias e propostas sobre como inverter este problema serão apresentadas e debatidas por um painel de convidados com experiência no terreno, entre os quais, António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agro-Alimentar; Luís Mesquita Dias, Diretor Geral da Vitacress e Vice-Presidente da Portugal Fresh e Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor.

Mas o congresso tratará outros temas igualmente relevantes para a região alentejana, nomeadamente a relação transfronteiriça entre Espanha e o Alentejo, para o qual foi convidado o presidente do Governo Regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara.

No final do dia, Manuel Valadas, porta-voz do Movimento de Cidadania Melhor Alentejo fará o balanço da segunda edição deste encontro, cujo programa completo poderá consultar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *