18.7 C
Lisboa
19 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Seca ameaça agricultura europeia

A seca que se tem sentido nos últimos meses preocupa os países na Europa. Os agricultores e as associações do sector têm apresentado elevada preocupação com as condições de seca contínua e o aumento das altas temperaturas que estão afetar culturas como o trigo, a azeitona e a amêndoa.

Em Portugal o assunto está na agenda do Ministério da Agricultura, dada a gravidade da situação. Recorde-se que no final de junho, 80% do território português estava em seca severa ou extrema, e a água nas albufeiras ao nível mais baixo desde 1995.

O tema esteve em agenda da reunião do Conselho de Ministros da União Europeia, realizada dia 18 de julho, onde foram apresentados os últimos dados e se procuraram apresentar possíveis medidas que permitam aliviar a tensão existente.

O mapa do Observatório Europeu para a Seca , do passado dia 10 de julho, permite ter a noção da gravidade da situação.

Os Governos de Portugal e Espanha prevêem medidas de apoio aos produtores agrícolas afetados, assim como outras ações de precaução, como o concurso público para financiar captações de água e equipamentos de transporte de água nos nove concelhos do Baixo Alentejo mais afetados pela situação.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais