Uma campanha que põe os factos sobre a produção em cima da mesa

Anipla lançou pelo segundo ano consecutivo a iniciativa “Considere os Factos”.

Os centros urbanos consomem diariamente milhares de produtos agrícolas, que chegam à casa das famílias portuguesas através de complexos circuitos de distribuição. Habituados a ter à disposição alimentos em abundância e com pouco contacto com os produtores e o campo onde, efetivamente, tudo se produz, a generalidade dos consumidores tem pouco conhecimento sobre a realidade agrícola. Campanhas como a “Considere os Factos”, que a Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (ANIPLA) lança agora pelo segundo ano consecutivo, são, por isso, ferramentas essenciais para desmistificar mitos e esclarecer dúvidas, separar informação de desinformação.

A iniciativa da ANIPLA tem como grande objetivo criar o espaço necessário para o diálogo e debate público sobre a produção de alimentos e contribuir para o esclarecimento dos consumidores, nomeadamente, quanto ao uso de produtos fitofármacos e inovações tecnológicas. São aliados fundamentais da produção para evitar pragas e doenças, proteger os solos e rentabilizar recursos cada vez mais escassos, como a água. Só com a disseminação de conhecimento e o incentivo ao contacto directo com a produção será possível reforçar a ligação entre quem produz e quem consome.

Todos os dias assistimos ao lançamento de novas campanhas sensacionalistas que descredibilizam a tecnologia, a agricultura e os métodos de produção, gerando depois insegurança nos consumidores e a tomada de decisões políticas contrárias à evidência científica. Depois de um primeiro ano de sucesso, a campanha “Considere os Factos” volta, assim, a convidar à reflexão pública sobre a alimentação e a agricultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *