14.7 C
Lisbon
27 de January, 2020
Fito-Tema

Fitofármacos também ajudam agricultura biológica

fitofármacos

A agricultura biológica está a crescer em todo o mundo e é já uma opção diária de milhões de consumidores. Só em 2013 os gastos com produtos biológicos na União Europeia ultrapassaram os 22 milhões de euros e o mercado cresceu quase 6%, com a Alemanha e a França a liderarem. São 10 milhões de hectares dedicados a este modo de produção, que recorre a práticas sustentáveis que não prejudicam o ambiente e o bem-estar de seres humanos, plantas ou animais.

Em Portugal, a superfície ocupada com agricultura biológica no Continente chegou perto dos 240 mil hectares em 2015, mais 12% face a 2014. Desde 2009 que se regista um aumento generalizado da superfície em todas as regiões do País.

Neste modo de produção privilegiam-se medidas preventivas para evitar o avanço de pragas e doenças, tais como rotações de culturas, adubos verdes, compostagem, entre outros. Contudo, quando não é possível proteger as culturas, podem ser usados produtos fitofarmacêuticos, devidamente autorizados e homologados. Nestes casos, os produtores devem justificar no caderno de campo a necessidade de utilizar estas substâncias.

Um dos objetivos da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica – que visa aumentar a competitividade e a dimensão económica desta atividade – passa por facilitar a homologação em Portugal de produtos fitofarmacêuticos para utilização neste modo de produção que já são autorizados em Estado-Membros com condições climatéricas semelhantes. “Os operadores biológicos defrontam algumas dificuldades de gestão de alguns problemas fitossanitários, por falta de produtos fitofarmacêuticos homologados e autorizados em Portugal”, lê-se no documento.

Este modo de produção dá prioridade a medidas preventivas, mas é certo que nem sempre é possível travar o avanço dos inimigos das culturas. Os produtos fitofarmacêuticos devidamente homologados para agricultura biológica também são aliados da produção sustentável.

Posts relacionados

ANIPLA subscreve Pacto Ecológico Europeu

ANIPLA

Uma carta de compromisso para uma Agricultura Moderna e Sustentável.

ANIPLA

O Futuro Sustentável da Alimentação

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais