15.4 C
Lisboa
27 de Abril, 2024
Fito-Tema

ANIPLA manifesta o seu total apoio para com os Profissionais do setor

Depois da polémica que levou à demissão, em apenas 26 horas, da Secretária de Estado da Agricultura, o primeiro-ministro voltou a alterar a orgânica do Governo, extinguindo a Secretaria de Estado da Agricultura. Uma decisão que impacta de forma muito direta os profissionais do setor, por via do condicionamento na rapidez e agilidade da tomada de decisões, pela imposição de uma Política Agrícola Comum de enorme complexidade entre outros fatores, pelo que, a ANIPLA manifesta o seu total apoio para com os profissionais e todo o setor, disponibilizando-se para estar lado a lado com os agricultores, nesta luta que é de todos.

Num ano absolutamente transformador e desafiante para o setor agrícola, a decisão tomada pelo Governo revela uma «clara falta de apoio aos agricultores, manifestando a ausência de uma visão e linha de atuação estratégica do Governo no que toca à agricultura e florestas», refere João Cardoso, Diretor Executivo da ANIPLA. Transferindo as competências da Secretaria de Estado da Agricultura para a tutela da Secretaria de Estado das Pescas, «é expectável uma falta de agilidade e celeridade e eficácia na resposta às necessidades do setor, podendo ainda resultar em graves prejuízos e perdas para a agricultura e florestas nacionais. O acesso a fundos e instrumentos comunitários à disposição poderá estar também comprometido pela ausência de um organismo de decisão próprio, traduzindo-se em perda de competitividade para os agricultores portugueses, facto que muito preocupa a ANIPLA».

Com desafios cada vez mais exigentes, é imperativo que a agricultura tenha consigo uma tutela que entende a complexidade técnica do novo PEPAC, que tenha a capacidade de a pôr em prática, sendo inquestionável a necessidade de ter um governo que prioriza o setor agrícola nacional. «Urge chamar à atenção para um setor competitivo, resiliente e com enorme potencial de gerar riqueza económica que, decisão atrás de decisão, é constantemente deixado para trás», acrescenta ainda em jeito de conclusão o Diretor Executivo da ANIPLA.

A pandemia que juntos atravessámos durante mais de 2 anos e cujo impacto ainda hoje se sente no dia-a-dia agrícola mostrou-nos a capacidade, solidez e eficiência na resposta do setor, pelo que, nada faria prever que governo e tutela pudessem encaminhar-se para uma decisão que retira ao setor a individualidade de gestão de que tanto necessita, pondo em causa: produtividade, competitividade e contributo para o desenvolvimento nacional. Perante este cenário, a ANIPLA manifesta o seu total apoio para com todos os agricultores, reafirmando o seu compromisso de contribuir para o reconhecimento efetivo que o setor agrícola merece.

Posts relacionados

16 de Outubro | Dia Mundial da Alimentação

ANIPLA

Olivier de Matos | Entrevista à EUROACTIV 2023

ANIPLA

A chegada do verão e os desafios para o setor agrícola: o que podemos aprender com a Smart Farm Virtual?

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais