13 C
Lisboa
27 de Abril, 2024
Fito-Tema

16 de Outubro | Dia Mundial da Alimentação

É sob um contexto socioeconómico muito particular que este ano se assinala o Dia Mundial da Alimentação. Naquela que é talvez uma das mais importantes datas a assinalar este ano, por via dos condicionamentos preocupantes a que assistimos, pelas mais diversas razões no acesso aos alimentos, tomo a liberdade de partilhar uma importante reflexão.

 É impossível ficar indiferente às emoções que nos assolam quando passamos pelo memorial da grande fome em Dublin, na República da Irlanda, onde tive oportunidade de estar há cerca de 1 mês. Onde pude, além de observar, escutar, em simultâneo, da boca de um irlandês, um relato dos acontecimentos socialmente tão dramáticos, que moldaram a história daquele país e cujas marcas jamais serão esquecidas.

Uma doença que atingiu toda a Europa atacou fortemente a cultura da batata, principal fonte de sustento na alimentação da Irlanda entre 1845 e 1849, tirando a vida a mais de um milhão de pessoas, forçando outro milhão e meio a abandonar o país. Uma doença que, hoje, com o suporte e desenvolvimento da ciência, controlamos facilmente. Ouvir esta história, relembrar os factos e parar um tempo para contemplar este espaço de homenagem às vítimas da grande fome, fez-me pensar na enorme responsabilidade que uma entidade como a ANIPLA assume no futuro dos nossos dias. A responsabilidade de confiar na ciência, no progresso, no avanço. Fez-me pensar, inevitavelmente, no peso que assume a nossa indústria, tantas vezes vista como vilã, neste filme onde, afinal, temos todos que estar juntos para contribuir para um final mais feliz. A responsabilidade imensa que os agricultores têm em alimentar uma região, um país ou o mundo sendo, tantas vezes, postos em causa ou duvidando-se quanto à seriedade, detalhe e compromisso com que produzem os nossos alimentos.

Numa altura em que o mundo se depara com tão controversos e delicados contextos sociais, económicos e políticos, o universo da proteção das plantas está novamente na ordem do dia, seja pelo mediatismo e forma emocional com que se discute a aprovação do Glifosato, ignorando toda a evidência científica já produzida e o aval das principais agências europeias e internacionais, seja pela discussão do regulamento do uso sustentável que mais uma vez se baseia pouco em ciência. Tudo isto sintoma do afastamento da sociedade do mundo rural, mas também da garantia de alimentos que todo o setor agrícola proporciona.

E é por isso, e a propósito da data que celebramos, que registamos com agrado, propostas de alargamento dos prazos de implementação do Regulamento do Uso Sustentável para 2035, dando tempo para o setor se adaptar a novas exigências. Talvez um ganho de consciência, muito fruto do atual contexto de guerras e aumento de custos da alimentação, nos faça olhar cada vez mais para os produtos de proteção das culturas com base científica e não emocional – não impondo limites fora do razoável e não científicos a ferramentas que são essenciais para o garante da nossa alimentação, no fundo, da nossa sociedade.

Proteger as plantas é proteger as bases de qualquer sociedade. É garantir que estes episódios não regressarão dos livros de história. É entender que a evolução é sinónimo de investigação e que o progresso é o único caminho possível para assegurar o bem-estar dos seres humanos.

Sem ciência não há agricultura que garanta a sustentabilidade dos sistemas alimentares. É preciso não ficar para trás na produção mundial de alimentos. É urgente que a Europa acompanhe o ritmo. E para isso, há que apostar num diversificado lote de soluções de proteção de culturas, todas as soluções, sem exceções, para que os próximos dias mundiais da alimentação sejam celebrados com notas muito mais positivas.

João Cardoso, Diretor Executivo da ANIPLA

Posts relacionados

Olivier de Matos | Entrevista à EUROACTIV 2023

ANIPLA

A chegada do verão e os desafios para o setor agrícola: o que podemos aprender com a Smart Farm Virtual?

ANIPLA

ANIPLA manifesta o seu total apoio para com os Profissionais do setor

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais