13.2 C
Lisboa
27 de Abril, 2024
Fito-Tema

A chegada do verão e os desafios para o setor agrícola: o que podemos aprender com a Smart Farm Virtual?

Com os dias mais longos e o regresso das temperaturas altas, assistimos ao regresso de uma sensação de bem-estar e felicidade para a população em geral. É tempo de renovar energias, recarregar baterias, preparar novos hábitos, optar por alimentos mais leves e bebidas frescas, antecipando a chegada de uma nova etapa de esforços intensos e rotinas agitadas. Mas será esta uma realidade transversal a todos? Com a pressão das temperaturas excessivamente elevadas, num contexto de escassez de água e em que o controlo de pragas e doenças tem de ser redobrado para fazer face ao aparecimento pontual de humidade, será esta estação a mais leve para quem está todos os dias no campo a garantir-nos alimentos seguros?

A chegada do verão traz consigo inúmeros desafios para o setor agrícola. O aumento das temperaturas, as mudanças no regime das chuvas ou uma maior incidência de pragas, doenças e infestantes são apenas alguns exemplos dos difíceis contextos que os agricultores enfrentam ao longo de todo o ano, e que também ocorrem nesta estação. Em muitas regiões do país, o verão é sinónimo de menos chuvas, que impactam diretamente a qualidade e eficácia da produção, e que não raras vezes é sinónimo de menor produtividade, perda de colheitas ou até mesmo da necessidade de abandonar determinadas áreas de cultivo. Com a escassez de água, a irrigação, quando possível, é uma solução, mas também um desafio, adensando-se a necessidade de os agricultores encontrarem formas eficientes de irrigar os solos, com a utilização de técnicas como a rega gota a gota ou os sistemas de monitorização de humidade dos solos, que evitam o desperdício dos recursos existentes e garantem que as plantas recebem a quantidade necessária de água.

Por outro lado, as temperaturas mais quentes e os ambientes por vezes húmidos, típicos desta estação, são propícios à proliferação de pragas e doenças nas culturas. Para isso, os agricultores precisam de estar ainda mais preparados, reforçando a implementação de medidas de prevenção, monitorização e controlo, adotando práticas de proteção integrada que lhes permitam defender as culturas. Além destes dois elementos altamente impactantes para o setor, há ainda a questão comportamental do consumidor, que nesta altura tem uma maior tendência para a escolha de produtos frescos (como frutas, vegetais e hortaliças) exigindo uma disponibilidade em quantidade e qualidade muito superior do lado de quem produz alimentos.

Porque é cada vez mais urgente disponibilizar aos profissionais agrícolas, ferramentas e informação altamente atualizada, que lhes permita ser ainda mais eficientes, otimizando a sua produção, a ANIPLA reforça o convite à visita à sua mais recente plataforma digital, a Smart Farm Virtual. Depois de em 2016 ter aberto as portas da sua Quinta Inteligente, na Companhia das Lezírias, em 2023 e depois de uma pandemia que nos ensinou a todos a estar juntos, mesmo à distância, o convite estendeu-se ao digital e vimos nascer uma plataforma interativa que leva profissionais, curiosos ou entusiastas da agricultura numa viagem pelas melhores práticas, estratégias, ferramentas e informação que aqui são disponibilizadas, sem sair do lugar. À distância de um clique, qualquer um pode visitar a estação da biodiversidade, passar pela área de conservação do solo, saber mais sobre abrigos polinizadores ou espécies aromáticas, aprofundando, testando ou tomando contacto com informação completa sobre as práticas mais sustentáveis, técnicas e novas ferramentas de auxílio à produção.

Numa altura em que a indústria se preocupa em alertar os governos, entidades europeias e elementos decisores de cada país, para um maior apoio aos profissionais agrícolas, assim como para a importância da formação e da disponibilização das mais recentes tecnologias e ferramentas ao dispor da agricultura, na Smart Farm Virtual, é possível encontrar uma panóplia de informações, demonstrações e outras dinâmicas, que lhes permitirão, seguramente, estar mais preparados para enfrentar os desafios (de um planeta em mudança) e caminhar lado a lado com a indústria em prol de uma alimentação ainda mais segura para todos.

Venha ter connosco!

Posts relacionados

16 de Outubro | Dia Mundial da Alimentação

ANIPLA

Olivier de Matos | Entrevista à EUROACTIV 2023

ANIPLA

ANIPLA manifesta o seu total apoio para com os Profissionais do setor

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais