A Smart Farm celebra um ano. Após a sua inauguração, a 18 de novembro de 2016, este tem sido um espaço fértil pelo seu crescimento enquanto estrutura de demonstração e pela procura de quem quer saber mais sobre o contributo da indústria fitofarmacêutica para a sustentabilidade agrícola, ambiental e social.
Desde 18 de novembro de 2016, 440 pessoas visitaram a Smart Farm. Contando com a presença de agricultores, estudantes de escolas agrárias e de agronomia, investigadores de ciências do ambiente, técnicos das direções regionais de agricultura e técnicos das empresas de produtos fitofarmacêuticos.
Neste segundo ano queremos continuar a receber esta comunidade ligada ao setor agrícola, pois acreditamos que estes serão agentes multiplicadores das boas práticas que ali se demonstram. Contudo, é também objetivo da Smart Farm dar a conhecer ao público fora do setor agrícola qual o papel dos produtos fitofarmacêuticos na produção de alimentos, que cuidados devem ter os agricultores para que estes sejam utilizados de forma segura e sustentável e desfazer alguns mitos relacionados com a utilização destes produtos que são, muitas vezes, mal compreendidos pelos consumidores devido ao desconhecimento que deles têm.
A Smart Farm tem evoluído.
Assente nas infraestruturas, armazém, zona de preparação de calda e local de tratamento de efluentes, a Anipla tem implementado diversos equipamentos que, na sua função de segurança e otimização de utilização de produtos fitofarmacêuticos, mitigam a contaminação de solo e água e diminuem significativamente a exposição do aplicador.
A última novidade na Smart Farm consistiu em dotar uma vinha com a instalação de uma cultura de cobertura do solo. Esta novidade nasce da colaboração com a Fertiprado e representa uma melhoria do espaço centrado na promoção da biodiversidade. Deste modo, podem ser explorados diversos aspetos, como sejam a proteção do solo contra a erosão, a melhoria da infiltração da água, a prevenção do escorrimento superficial, bem como a melhoria do balanço nutricional do solo e a potenciação de habitat e alimento para a fauna local.
Assim, com as boas práticas no assento de lavoura, na aplicação dos produtos, na gestão das parcelas de terreno e nas boas práticas de convivência com as espécies animais e vegetais adjacentes às culturas, a Smart Farm serve como referência para quem quer fazer uma agricultura produtiva e respeitadora das melhores práticas agrícolas, ambientais e sociais.
Companhia das Lezírias é parceira do sucesso do projecto.
A Anipla regista ainda um especial agradecimento à Companhia das Lezírias e aos seus colaboradores, que possibilitam que as visitas decorram com a qualidade necessária para a correta compreensão das boas práticas demonstradas.