8.4 C
Lisbon
20 de January, 2020
Fito-Tema

A ciência ao serviço da agricultura na Europa.

A autorização de produtos fitofarmacêuticos na União Europeia é um processo cada vez mais longo e exigente, apesar dos completos estudos e vários anos de testes que precedem a apresentação de uma substância para avaliação das agências europeias.

A autorização dos produtos fitofarmacêuticos foi o mote para a reunião da ANIPLA com técnicos de associações agrícolas, no passado dia 5 de dezembro, no Monte da Caparica, com vista à informação e sensibilização para a necessidade de uma ação conjunta em prol da maior celeridade na revisão e aprovação de produtos para proteção das culturas.

Num exigente quadro regulamentar e perante a emergência de novas pragas e doenças, algumas sem forma de controlo devido a problemas de resistências ou por falta de eficácia de alguns produtos fitofarmacêuticos, a indústria e os agricultores enfrentam desafios importantes que exigem uma união de esforços para fazer valer a sua posição nas instâncias políticas nacionais e europeias.

É cada vez mais importante ter a colaboração e apoio dos técnicos e representantes dos agricultores para salvaguardarmos as soluções de proteção das culturas atuais e para que a indústria possa concentrar esforços no desenvolvimento de soluções de nova geração“, apelou a ANIPLA às diversas associações de produtores presentes.

É neste contexto que a ANIPLA organizará, em 2018, um conjunto de jornadas sobre a autorização de produtos fitofarmacêuticos que se pretende venham a ter a participação da DGAV, de técnicos e agricultores, para que em conjunto sejam discutidos os problemas do setor e encontradas soluções que continuem a garantir a competitividade da agricultura nacional.

É necessário que todos no setor conheçamos o processo (de registo) para que em momentos chave nos possamos apoiar mutuamente“, afirmou Felisbela Campos Torres, presidente da ANIPLA, no encerramento do seminário.

Posts relacionados

ANIPLA subscreve Pacto Ecológico Europeu

ANIPLA

Uma carta de compromisso para uma Agricultura Moderna e Sustentável.

ANIPLA

O Futuro Sustentável da Alimentação

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais