Margarida Santos | Médica e co-autora do The Lifestyle Plan.

Em entrevista ao blog Fitosintese, Margarida Santos, médica e uma das autoras do blog The Lifestyle Plan , expõe alguns mitos e verdades sobre a alimentação e como explicá-los da melhor forma. A Entrevista tem por objetivo ajudar-nos a esclarecer algumas dúvidas sobre temas generalizados, onde a opinião médica vs opinião pública deve ser tida em conta.

 

1. MITO ou VERDADE: Os aditivos alimentares podem estar a deixar-nos intoxicadas?

Mito. Há uma vasta quantidade de aditivos, desde o sal (conservante) a corantes feitos a partir de bichos. É difícil generalizar todos têm o mesmo impacto na saúde, mas atualmente sabemos que na Europa, todos os aditivos alimentares são alvo de grande regulamentação, pelo que se estão presentes em alimentos vendidos em grandes superfícies, à partida são seguros e não nos vão deixar intoxicados. Apesar disto, também é verdade que alguns destes aditivos são novos e não se sabe bem qual será o seu impacto a longo prazo. Daí a importância de fazermos uma alimentação variada, que não se baseia apenas em alimentos processados.

 

2. MITO ou VERDADE: Antigamente comíamos melhor?

Depende. Antigamente o acesso à variedade de alimentos que temos atualmente não existia. Por outro lado, a quantidade de alimentos hiperprocessados era muito menor. Acho que hoje em dia nos países ocidentalizados temos a sorte de ter acesso a uma grande variedade de comida de alta qualidade, mas também temos de a saber usar.

 

3. MITO ou VERDADE: O que é biológico é mais saudável?

Nem sempre. Muitas vezes achamos que por dizer biológico no rótulo é obrigatoriamente mais saudável, mas a verdade é que um alimento hiperprocessado, com gordura e açúcar adicionado, não deixa de o ser só por ser biológico. Mais do que isso, devemos olhar para o rótulos e informação nutricional para saber avaliar de forma correcta o valor nutricional de um alimento. No que toca a frutas e vegetais a verdade é que a evidência não é clara, e que apesar de em alguns alimentos o teor de micronutrientes parecer ligeiramente mais alto, não há uma diferença muito significativa.

 

4. MITO ou VERDADE: Os alimentos têm o poder de curar?

Nenhum alimento por si só cura uma doença. A nossa saúde é influenciada por vários comportamentos, incluindo a alimentação, a atividade física, a gestão de stress e o sono. Os alimentos que escolhemos comer de forma diária e rotineira podem de facto ter impacto no nosso estado de saúde, mas isso não significa que se não tivermos atenção aos outros aspectos eles sejam capazes de nos “salvar”.

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