A opinião de António Lopes Dias: É urgente esclarecer Mitos e Verdades na Alimentação

Numa altura em que a informação se propaga à velocidade da luz e que dá voz e palco aos mais diversos protagonistas, sobre os mais diversos temas na nossa sociedade, é urgente olhar para o tema da produção alimentar e tranquilizar a população sobre o que é mito e verdade quando escolhem o que comer. A confiança do consumidor só pode crescer com base numa comunicação sustentada, transparente, e, obviamente, aberta ao diálogo, à discussão e à partilha de testemunhos e experiências e, com base em muita ciência.

É por isso, que na sua II Edição consecutiva, o Fórum Smart Farm pretende ser um passo em frente na forma de comunicar dentro e fora do sector, com os parceiros e com a população, tranquilizando-os a todos face à qualidade e segurança dos alimentos que hoje consumimos. Só com a presença de stakeholders das mais diversas áreas de actuação, especialistas e investigadores acreditamos estarem reunidas as condições necessárias para uma discussão saudável, verdadeira e pedagógica, caminhando no sentido da desconstrução de ideias pré-concebidas, geradoras de medos e ansiedades, que tantas vezes acabam por preocupar a população e ditar erradamente as suas escolhas.

Os desafios da produção agrícola são altamente exigentes e os consumidores têm de estar cientes desses desafios, para que possam entender melhor o papel da agricultura e combater mitos e desinformação. É por isso que os convidamos não só a assistir mas a ser parte e ter voz ativa neste debate, para que possam conhecer a realidade e promover a difusão de informação consciente e baseada em factos comprovados, não se deixando contaminar pelos medos e inseguranças infundados que todos os dias lhes chegam pelas mais diversas vias.

Queremos que esta II Edição, que tem como mote os “Mitos da Alimentação” funcione como um espaço de partilha entre o sector e a população, entre a ANIPLA e os seus parceiros, contribuindo para um trabalho contínuo que tem vindo a ser desenvolvido e que tem por base os principais anseios e preocupações da sociedade, dos agricultores e de todos aqueles que, de alguma forma, se envolvem com a produção de alimentos em Portugal e respectiva regulamentação.

Por isso, em nome da ANIPLA, gostaria de reforçar a todos o convite para que se juntem a nós, no Auditório 3 da Fundação Gulbenkian, no dia 18 de junho, inscrevendo-se através do nosso site e fazendo parte desta experiência de partilha e de combate à desinformação, aos mitos e a tudo aquilo que possa, de alguma forma, mascarar a verdade e total qualidade e transparência da produção de alimentos em Portugal.

António Lopes Dias
Director Executivo da ANIPLA

Comentários (1)

  1. Concordo inteiramente com a iniciativa, pois regularmente encontro
    pessoas mal informadas no que toca à segurança sanitária dos géneros alimentícios,o que naturalmente cria receios e ansiedades injustificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *