15.8 C
Lisboa
21 de Novembro, 2024
Fito-Notícias

Inteligência artificial para prevenir a evolução de pragas

O Ministério da Agricultura espanhol lançou, pelo segundo ano consecutivo, uma experiência piloto de utilização de inteligência artificial para prevenir a evolução da praga da mosca da azeitona.

Conseguir antecipar o comportamento das pragas é uma ferramenta valiosa para técnicos e agricultores, já que permite prevenir os danos sobre as culturas e travar o avanço do problema.

O projeto recorre à extensa base de dados da RAIF – a rede de alerta e informação fitossanitária da Andaluzia que disponibiliza informação atualizada sobre o estado fitossanitário das principais culturas desta região espanhola.

Através de um modelo de inteligência artificial é possível prever o comportamento da praga da mosca da azeitona com uma antecedência de quatro semanas, recorrendo a técnicas de machine learning.

Mais informações aqui.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais