9.4 C
Lisbon
24 de January, 2020
Fito-Notícias

Consulta pública sobre a cadeia alimentar termina a 17 novembro

A consulta pública sobre o funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar termina dia 17 de novembro. Este inquérito aos operadores das cadeias de grande distribuição, agricultores, indústria alimentar, pequeno comércio ou consumidores arrancou a 18 de agosto para colocar no cento de debate o equilíbrio entre os vários atores da cadeia de alimentar.

As diferenças no poder de negociação entre operadores, a regulamentação das práticas comerciais desleais ou a avaliação da transparência do mercado são algumas das questões que a Comissão Europeia quer ver discutidas. “Os agricultores trabalham com frequência de forma autónoma e dispõem de pouca margem, em termos de poder negocial coletivo, para os ajudar a defender os seus interesses junto das outras partes na cadeia alimentar, nomeadamente a indústria transformadora e o setor retalhista”, refere a comissão.

Bruxelas lembra que existem cerca de 11 milhões de explorações agrícolas na União Europeia e que a cadeia de abastecimento alimentar da UE emprega 44 milhões de pessoas.

Posts relacionados

Azeite já representa 9% do valor da produção agrícola nacional

ANIPLA

Portugal será 3.º maior produtor mundial de azeite numa década

ANIPLA

Produção de maçã deverá ser a maior das últimas três décadas, segundo o INE

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais