A consulta pública sobre o funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar termina dia 17 de novembro. Este inquérito aos operadores das cadeias de grande distribuição, agricultores, indústria alimentar, pequeno comércio ou consumidores arrancou a 18 de agosto para colocar no cento de debate o equilíbrio entre os vários atores da cadeia de alimentar.
As diferenças no poder de negociação entre operadores, a regulamentação das práticas comerciais desleais ou a avaliação da transparência do mercado são algumas das questões que a Comissão Europeia quer ver discutidas. “Os agricultores trabalham com frequência de forma autónoma e dispõem de pouca margem, em termos de poder negocial coletivo, para os ajudar a defender os seus interesses junto das outras partes na cadeia alimentar, nomeadamente a indústria transformadora e o setor retalhista”, refere a comissão.
Bruxelas lembra que existem cerca de 11 milhões de explorações agrícolas na União Europeia e que a cadeia de abastecimento alimentar da UE emprega 44 milhões de pessoas.