13.9 C
Lisbon
27 de January, 2020
Fito-Notícias

Inovação científica traz novas ferramentas aos agricultores

Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect apresentado em Elvas envolve 50 investigadores

A inovação tecnológica e científica busca incessantemente, novas ferramentas e soluções que resolvam problemas concretos e que, no caso da agricultura, se traduzam, por exemplo, em técnicas mais eficazes e protetoras do ambiente. O Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect, apresentado recentemente, é um desses exemplos.

Este projeto de inovação agrícola é liderado pela Universidade Nova de Lisboa e tem a colaboração do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e da Câmara Municipal de Elvas. Tem ainda como associadas oito entidades (Anpoc, Anpromis, Bayer, Casa do Arroz, Cebal, Fertiprado, Fnop e Syngenta).

Na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do INIAV uma rede de investigadores vai debruçar-se sobre novas soluções de base biológica para a proteção das culturas mediterrânicas, sementes e produtos pós-colheira, com destaque para as pragas e doenças emergentes. Outro dos objetivos é desenvolver novos métodos de deteção e rastreio de pragas e doenças. O la-boratório deverá produzir dois tipos biopesticidas: uns baseados em ácidos nucleicos e outros em proteínas. “A competitivi-dade do setor agrícola implica uma constante incorporação de inovação e de transferência do conhecimento para os produto-res agrícolas, permitindo produzir mais e melhor, com uma gestão cada vez mais sustentável dos recursos disponíveis”, subli-nha a Universidade Nova, em comunicado.
O InnovPlantProtect deverá começar a funcionar em 2019 e empregar 50 pessoas ao fim de cinco anos.

Posts relacionados

Azeite já representa 9% do valor da produção agrícola nacional

ANIPLA

Portugal será 3.º maior produtor mundial de azeite numa década

ANIPLA

Produção de maçã deverá ser a maior das últimas três décadas, segundo o INE

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais