12 C
Lisboa
29 de Abril, 2024
Fito-Entrevista

Fito-Entrevista a António Sevinate Pinto, 1º Presidente da ANIPLA

30 Anos, 30 Passos, sem dúvida, dezenas de nomes que contribuíram de forma determinante para o crescimento da ANIPLA e para o desenvolvimento do sector. Nesta viagem que nos propusemos a fazer por três décadas de história, era impossível passar sem conversar com o Engenheiro António Sevinate Pinto, Primeiro Presidente da ANIPLA, que hoje nos deixa o seu testemunho sobre estes 30 anos feitos de muitos marcos e de um trabalho contínuo em prol do setor agrícola e da proteção do planeta.

Em 1º lugar quero felicitar a ANIPLA pelo seu 30º aniversário e fazer votos para que continue por muitos mais na defesa deste Sector que tenderá a tornar-se cada vez mais fundamental na resposta às crescentes necessidades alimentares previstas para as próximas décadas.

Longo foi já o percurso desde a sua constituição com a saída do grupo de empresas constituintes da, na altura Mesa de Agroquímicos da APEIPQ, até aos dias de hoje.

30 anos após a definição dos primeiros objetivos da nossa nova Associação, e perante um paradigma da agricultura em permanente evolução, penso poder resumir a atuação da ANIPLA, continuando a marcar o seu propósito no fundamental contributo para o nobre objetivo: alimentar uma população crescente em Quantidade e Qualidade necessária, num rigoroso respeito pelas Boas Práticas de utilização de produtos para a proteção da produção agrícola.

Podemos ordenar como os fatores com maior impacto na evolução geral da Atividade Agrícola, nas últimas décadas:

– O extraordinário avanço da tecnologia aplicável à Agricultura. Não só na fiabilidade e oportunidade de dados, mas também na vasta panóplia de maquinaria acessível.

– A crescente exigência regulamentar, sobre o conhecimento detalhado de cada produto e seus componentes e a consequente crivagem sobre novas autorizações. Daí uma permanente redução de soluções disponíveis para os agricultores, dificultando opções e oportunidades.

– A tomada de consciência por parte de todos os intervenientes no Sector da Proteção Vegetal e não só, sobre a necessidade do escrupuloso cumprimento de todas as Normas de Boas Práticas, tendo por consequência um significativo aumento da sua Profissionalização.

– Um, por vezes, “assanhado” comportamento da sociedade civil, tendencionalmente contra a Atividade Agrícola, enquanto atividade económica, indispensável à sua existência, e desligando frequentemente a Atividade do seu resultado final, a produção de Alimentos, com evidente rutura entre a Urbe e o Campo.

O grande desafio com que se depara a agricultura é responder às necessidades de uma população, em crescimento exponencial e gerindo recursos cada vez mais limitados. Os já sentidos efeitos das alterações climáticas, associadas às exigentes metas propostas nas Estratégias do Pacto Ecológico Europeu, ocupam já o Top dos desafios da atividade agrícola.

Neste difícil contexto, torna-se fundamental a Anipla continuar o seu trabalho de sensibilização, informação e comunicação. Uma “Agricultura Moderna” utilizando tecnologia de informação disponível, seguindo sistemas culturais bem-adaptados, gerindo recursos naturais no absoluto respeito pelo Homem e Ambiente, é seguramente defendida em todos os modelos de produção e a sua correta divulgação facilitará o esclarecimento e a aproximação ao consumidor.

Uma certeza que temos é que os próximos 30 anos serão cada mais desafiantes, e o setor agrícola estará no centro desses desafios. É fundamental que a agricultura seja reconhecida pelo que verdadeiramente representa, uma atividade primordial para que todas as outras se mantenham em funcionamento, pois sem alimentação ninguém sobrevive.

Posts relacionados

Entrevista a Cátia Pinto, Responsável Smart Farm Colab

ANIPLA

Smart Farm Virtual retrata a “agricultura moderna de referência” que já se pratica em Portugal e na Europa

ANIPLA

ANIPLA Entrevista | António de Sousa, Presidente da Companhia das Lezírias

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais