16.6 C
Lisboa
21 de Novembro, 2024
Fito-Notícias

Bruxelas incentiva partilha de dados sobre fraude alimentar

A Comissão Europeia criou um Centro de Conhecimento sobre a Fraude Alimentar e a Qualidade dos Alimentos para estimular a partilha de conhecimento científico sobre o tema. Os responsáveis políticos da União Europeia e as autoridades nacionais vão poder, assim, ter acesso a informação atualizada sobre fraude alimentar e qualidade dos alimentos, um tema que está hoje no centro das preocupações dos consumidores.

Este Centro de Conhecimento será, na prática, uma rede composta por grupos de peritos internos e externos da Comissão e será gerido por um Centro Comum de Investigação. Entre as suas competências está a coordenação de atividades de fiscalização do mercado, operacionalizar um sistema de alerta precoce e informação, fazer a ligação entre os sistemas de informação dos Estados-Membros e da Comissão, e, finalmente, gerar conhecimentos específicos a cada país. O novo organismo vai ainda produzir boletins informativos, mapas interativos, base de dados e relatórios periódicos, acessíveis ao público.

Será financiado na íntegra pela Comissão Europeia e complementa a rede de Combate à Fraude Alimentar da UE.

Mais informação aqui.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais