11.3 C
Lisboa
29 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Governo cria Observatório de Preços ‘Nacional é Sustentável’

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, determinou a criação do Observatório de Preços «Nacional é Sustentável», que terá por missão a avaliação dos impactos da conjuntura de mercado nos preços ao nível do consumidor.

É igualmente objetivo do Observatório de Preços garantir uma monitorização eficaz dos custos e preços ao longo da cadeia de valor agroalimentar.

A decisão de criação do Observatório de Preços, feita por via de um despacho interno da Ministra, surge como resposta à atual conjuntura de aumento de custos e de fatores de produção, que se traduzem numa tendência inflacionista dos bens alimentares.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação pretende assegurar que os preços dos bens alimentares ao consumidor cumprem os racionais e fundamentos de mercado, e não movimentos especulativos ou desagregados da respetiva transmissão de custos ao longo da cadeia agroalimentar.

«É essencial garantir o pleno funcionamento da cadeia de valor agroalimentar, de forma a assegurar um abastecimento adequado aos consumidores, e garantir que a remuneração dos fatores de produção permite aos agricultores a obtenção de níveis de rendimento justos de forma a manter a sua atividade, sem comprometer a capacidade de abastecimento de alimentos às populações», disse Maria do Céu Antunes.

Na fase de arranque, o Observatório de Preços «Nacional é Sustentável» irá criar um projeto piloto com produtos representativos do cabaz alimentar, o que permitirá o conhecimento dos preços dos produtos em todas as fases da formação de valor.

O Observatório ficará a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), devendo a Autoridade de Gestão do PDR 2020 abrir um aviso, no âmbito da Rede Rural Nacional, com vista ao seu financiamento.

Notícia original publicada em Voz do Campo

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais