14.1 C
Lisboa
28 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Valorfito recolhe o maior valor de sempre

O Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, recolheu mais 8,3% de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos, sementes e biocidas em 2021. Em comunicado, o Valorfito revela ainda que superou, pela primeira vez, as 500 toneladas de produtos recolhidos. “Valores muito significativos, que colocam a taxa de retoma global acima dos 45% e permitem estabelecer novas e ambiciosas metas para 2022”, considera a entidade.

Globalmente, os produtos fitofarmacêuticos continuam a ser os que registam melhor comportamento – com uma taxa de retoma de 51,2%, liderando a performance – sendo que é no campo das sementes e biocidas que registamos os resultados mais tímidos.

No caso específico dos biocidas, ainda que exista evolução positiva – este ano de 1,3% para 1,9% – “há uma necessidade crescente de canalizar esforços que permitam aumentar, ano após ano, num trabalho contínuo, a taxa de retoma”, refere o diretor geral da Valorfito, António Lopes Dias.

“Tal como acontece nos fitofarmacêuticos que é um segmento sempre em crescimento, o apelo cada vez mais forte que deixamos aos nossos agricultores e outros utilizadores é para que adotem com as sementes e biocidas as mesmas boas práticas que tão bem conhecem e que já implementam, diariamente, em relação às embalagens de produtos fitofarmacêuticos”, conclui.

Para 2022, o objetivo é alcançar os 60% de taxa de retoma global, “uma missão difícil, que ainda não foi possível alcançar em contexto pandémico, mas que acreditamos agora ser viável, contando com o profissionalismo, compromisso e sentido de responsabilidade de todos os operadores do setor, para fazer cumprir”.

Notícia In Revista Sustentável

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais