11.3 C
Lisboa
29 de Abril, 2024
Fito-Notícias

No conjunto dos dois anos em pandemia a Agricultura Portuguesa teve um comportamento económico muito positivo

Em Dezembro de 2021 foi publicada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a 1ª Estimativa das Contas Económicas da Agricultura (CEA) para 2021, da qual consta, também, uma atualização dos resultados económicos sectoriais do ano 2020.

De acordo com os dados agora disponíveis, o produto agrícola bruto em volume, medido pelo Valor Acrescentado Bruto (VAB) a preços no produtor constantes, cresceu, no ano de 2021, 9,5%, o que compensou largamente a quebra de 3,5% ocorrida em 2020 e teve como consequência o seu crescimento de 5,7% no conjunto dos dois anos de pandemia.

Este aumento do produto agrícola bruto em volume resultou de um acréscimo no volume da produção agrícola (+6,7%) superior ao aumento em volume dos consumos intermédios (+3,8%).

O aumento em volume da produção agrícola resultou de um crescimento de 10,1% do volume da produção vegetal muito superior ao verificado para a produção animal (+1,4%).

Leia o artigo de opinião completo de Francisco Avillez In Agroportal.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais