12 C
Lisboa
29 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Diversificação da paisagem é nova estratégia para reduzir praga da mosca da azeitona.

Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) concluiu que as paisagens mais diversificadas que rodeiam os olivais reduzem a abundância da mosca da azeitona. Em comunicado, a UC informa que foi avaliada a influência da paisagem na dinâmica da Bactrocera oleae (mosca da azeitona).

Em concreto, uma equipa de investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), analisou a dinâmica populacional da mosca da azeitona em diferentes usos do solo de uma paisagem típica de olival da região Centro de Portugal, na zona de Idanha-a-Nova.

“Verificámos que, na realidade, a B. oleae serve-se de todos os tipos de uso do solo e que a dinâmica populacional foi muito semelhante à observada nos olivais, muito embora a sua abundância, como esperado, tenha sido sempre superior nos olivais. No entanto, esta maior incidência da praga no olival é tanto maior quanto mais simplificada for a paisagem”, explica o investigador Daniel Paredes.

“Em paisagens compostas principalmente por olivais (paisagens simplificadas), a abundância da praga por unidade de área do olival é muito maior do que em paisagens com uma maior diversidade de usos do solo em redor dos mesmos. A praga, ao utilizar estes outros usos do solo, sem causar dano, vai diminuir a sua incidência no olival com a consequente redução de danos”, acrescenta ainda.

Dessa maneira, considera que este estudo mostra a “diversificação da paisagem como uma estratégia que pode permitir aos agricultores reduzir a abundância de B. oleae e os danos a ela associados nas suas explorações”.

Além disso, o investigador do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC observa que esta investigação chama ainda a atenção para a “necessidade de haver um melhor planeamento do território (pelas autoridades locais/regionais), aquando da autorização para instalação de novas culturas (neste caso de olival), de forma a manter uma paisagem diversificada em termos de uso do solo”.

Consulte aqui o artigo científico, intitulado “Landscape simplification increases Bactrocera oleae abundance in olive groves: adult population dynamics in different land uses”.

Notícia originalmente publicada em Revista Sustentável.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais