13.2 C
Lisboa
27 de Abril, 2024
Fito-Notícias

Por uma verdadeira estratégia nacional para a água.

Numa semana em que os termómetros prometem registar temperaturas recordistas em vários pontos do país, o tema da água (ou da falta desta) voltou à ordem do dia. Após a divulgação de um estudo na Nature GeoScience, traçando um cenário negro de seca para a Península Ibérica, a pior dos últimos 1500 anos, a Agência Portuguesa do Ambiente veio intensificar o sentimento de urgência, com o seu presidente a assumir os problemas de um setor agrícola nacional que depende em 75% do regadio, e cujas taxas de desperdício, por força do uso de sistemas obsoletos, muitos deles datando de meados do século passado, chegam aos 35%.

É muito importante que se façam estas reflexões e que se tenha uma ideia clara do ponto em que nos encontramos. Contudo, receio que esta tomada de consciência, tal como a presente vaga de calor, seja “sol de pouca dura”, não se traduzindo em ações urgentes para resolver os problemas.

A ciência, especificamente o referido estudo da Nature Geoscience, demonstra-nos claramente que temos de agir. Explica-nos que os níveis de precipitação na Península Ibérica são fortemente influenciados pela ação do Anticiclone dos Açores. E que ao longo dos últimos anos, com cada vez maior frequência, este tem desviado as nuvens e a chuva para o Norte da Europa. Por muito sucesso que tenhamos na nossa luta contra as alterações climáticas, é certo que as coisas irão piorar antes de melhorarem. É certo que teremos de nos preparar para viver com menos precipitação. E isso exige planeamento e a implementação de soluções inovadoras que não estão a acontecer, ou estão a acontecer muito lentamente.

Recentemente, na Conferência sobre o Oceano das Nações Unidas, ouvimos o ministro do Ambiente anunciar para setembro a apresentação de um conjunto de estratégias para fazer face à escassez de água, recorrendo aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência. Ouvimos falar de novas barragens e até de desvios de caudais de rios. Mas estas iniciativas, como de resto referiu agora o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, não resolvem o problema de fundo. São apenas medidas de mitigação, de redistribuição de um recurso. Não aumentam a sua disponibilidade nem garantem uma gestão mais sustentável.

Ao mesmo tempo, continuam a ser raras, e aplicadas com grande lentidão, outras estratégias que deveriam estar no topo das prioridades, como a reutilização e tratamento de águas residuais (hoje, aproveitada para pouco mais do que irrigar alguns campos de golfe no Algarve) e a dessalinização de água do mar para fins agrícolas e de consumo humano.

Roça o incompreensível que um país como Portugal, com uma excecional linha de costa envolvendo a maior parte do seu território, ainda não tenha encarado a dessalinização em larga escala como uma solução viável. A tecnologia já existe. Temos os recursos, a capacidade científica existe nas nossas universidades e centros de investigação, e não nos faltam potenciais parceiros para dar escala a projetos neste setor.

A Espanha, com a qual partilhamos os mesmos desafios, está já décadas à nossa frente a este nível. E outros países, cujo ponto de partida era bastante mais desafiante do que a nossa situação atual, já demonstraram que esta é uma aposta vencedora. Israel, há uns anos atrás, assegurava 80% da água para consumo humano através da dessalinização, e apontava para os 100% a curto prazo. Entretanto, tinha já conseguido, a partir de um terreno árido, transformar-se numa potência agrícola. É altura de agirmos.

No atual programa-quadro Horizonte Europa, fui relatora da agenda estratégica do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, conseguindo ver aprovada a criação de uma Comunidade de Investigação e Inovação dedicada à água. Portugal, por todos os motivos, deveria estar na linha da frente dos países candidatos a acolherem a sede desta entidade.

A opinião de Maria da Graça Carvalho, Eurodeputada

Artigo originalmente publicado em Diário de Notícias.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais