13 C
Lisboa
27 de Abril, 2024
Fito-Notícias

O Agroalimentar já não é prioritário? – Jaime Piçarra

(…) O que podemos esperar para 2023, sendo certo que nos vamos deparar com uma guerra prolongada, mais instabilidade e incerteza, juros em alta, famílias e empresas em dificuldades perante apoios do Estado (não só em Portugal, mas na generalidade dos Estados-membros) claramente tardios e/ou insuficientes para mitigar a crise.

Neste contexto surge também a dúvida, perante o acréscimo dos problemas e o populismo de alguns, se a União Europeia estará suficientemente coesa para enfrentar o inverno (ou “inferno”) que se aproxima.

Tudo isto, a par do impacto da seca, que tenderá a comprometer não só o abastecimento de água às populações e a animais, mas igualmente a produção de milho e as culturas de outono/inverno, e a crise energética, um problema gravíssimo que pode conduzir à paragem e encerramento de muitas empresas, incluindo do setor agroalimentar, e muito concretamente na Indústria da alimentação animal.

Nesta perspetiva, esperamos que a resposta da União Europeia seja dada de uma forma clara e convincente, com medidas de apoio muito robustas.

De resto, para além dos aumentos dos preços das matérias-primas, são bem conhecidos os custos da energia, gás, fertilizantes, as faturas da eletricidade, os combustíveis e os impactos brutais nas contas das empresas, para os quais urge dar resposta, sobretudo ao nível do agroalimentar porque, não tenhamos ilusões, a inflação não é um fenómeno conjuntural (dissemo-lo logo no final de 2020 e ao longo de 2021).

(…) Naturalmente que, para além das matérias-primas, cujos preços vão continuar altistas, sobretudo quando comparamos com igual período de 2021 e olhamos para as previsões europeias e mundiais que não são animadoras, a questão energética tende a ser dramática e também pode colocar em causa a concorrência entre empresas.

(…)

O mínimo que podemos e devemos exigir, em Bruxelas e em Portugal, é que o Agroalimentar não seja esquecido!

Jaime Piçarra 

Secretário-Geral da IACA

Artigo partilhado do Agroportal.

Posts relacionados

Roadshow Smart Farm Virtual leva debate sobre ferramentas para sistemas de produção sustentáveis até ao Algarve

ANIPLA

Agricultura, ambiente e as efervescências sem sentido

ANIPLA

Maria do Céu Antunes: “É fundamental potenciar o crescimento da atividade agrícola”

ANIPLA

Deixe um comentário



Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador, personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar tráfego nos websites. Partilhamos informações com os nossos parceiros de redes sociais, de publicidade e de análise, que as podem combinar com outras informações que lhes forneceu ou recolhidas por estes a partir da utilização daqueles serviços. Consente? Mais informações sobre cookies e processamento dos seus dados pessoais, consulte a nossa Politica de Privacidade.

Aceitar Ler mais